Uma alma preordenada para a vida eterna

 



 

Giacomo Lombardi (1862-1934) emigrou para os Estados Unidos em 1892 e se converteu a Cristo na cidade de Chicago em 1894. Em 1907 foi baptizado com o Espírito Santo e no ano seguinte foi baptizado na água por imersão. 

Em 1908 Giacomo Lombardi veio a Itália. Aqui em Roma ele teve contactos com membros da Igreja Valdense e de outras Igrejas evangélicas da capital para anunciar-lhes a mensagem pentecostal com a viva esperança que Deus começaria a manifestar o seu poder no meio daqueles que já conheciam o Evangelho. 

Os seus esforços porém resultaram inúteis porque foi rejeitado, em particular um dia foi expulso violentamente por um pastor de uma destas Igrejas evangélicas que não suportava vê-lo contactar com os membros da comunidade que ele cuidava. 

Aflito e desiludido estava andando na Via del Corso quando o Senhor lhe falou dizendo-lhe: ‘Alcança esse homem que caminha à tua frente e fala-lhe do meu Nome’. Giacomo Lombardi obedeceu, alcançou aquele homem idoso e lhe disse autorizadamente: ‘Deus me envia para anunciar-lhe uma mensagem’. A essas palavras o idoso senhor respondeu: ‘Eu nunca expulsarei quem vem a mim em nome do Senhor’ (Roberto Bracco, Il Risveglio Pentecostale in Italia [O Avivamento Pentecostal em Itália], Roma 1956, pag. 11). 

Os dois prosseguiram até à Piazza Cavour onde se deteram a falar longamente do baptismo com o Espírito Santo. Este homem que tinha o apelido de Sforza aceitou a mensagem de Giacomo Lombardi, e poucos anos depois morreu e foi ter com o Senhor. 

 

Notícias e citações extraídas de ‘Cristiani oggi’, 1988, Ano VII, n° 24, pag. 1-3; e de um artigo publicado em ‘Risveglio Pentecostale’, 1956, n° 11, pag. 5-6, o artigo tem como título Nascita del Movimento Pentecostale in Italia [Nascimento do Movimento Pentecostal em Itália]

 

Índice