Nas origens do Movimento Pentecostal no Brasil






Os pioneiros do movimento pentecostal no Brasil foram dois crentes Suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren.

Berg tinha nascido no Sul da Suécia em 1885 ou 1884, foi baptizado numa comunidade Baptista em 1899, e emigrou para os Estados Unidos da América em 1902. Em 1909 ele se encontrava de visita na Suécia onde um amigo, que entretanto se tinha tornado um pregador, lhe falou do baptismo com o Espírito Santo que ele experimentou naquele mesmo ano. Quando regressou aos Estados Unidos ele se uniu à congregação de Chicago conduzida por W. H. Durham. Ao seu irmão em Cristo Vingren foi mostrado num sonho que os dois deviam ir como missionários para o Pará. Eles, porém, não sabiam sequer onde ficava o Pará, mas descobriram na biblioteca da cidade de Chicago que ele era um estado no Brasil. Puseram de parte 90 dólares para o preço do seu bilhete, mas a seguir a uma revelação os tiveram que dar a uma revista Pentecostal. De qualquer forma, pouco depois eles puseram de novo de parte dinheiro para pagar o preço do seu bilhete.

Chegaram a Belém em 1910. Berg ganhava a vida como fundidor em trabalhos de aço e assim entretanto aprendeu o Português. No início eles tiveram pouco sucesso no seu trabalho missionário no seio da Congregação Baptista de Belém. Eles realizaram reuniões de oração na cantina da capela Baptista e esperaram um avivamento no Brasil. Com o tempo alguns dos irmãos Baptistas começaram a ser baptizados com o Espírito Santo e a falar em outras línguas, e começaram a desenvolver com grande zelo um trabalho missionário na sua vizinhança. O avivamento foi expandindo-se cada vez mais, muitas almas eram salvas e Deus confirmava a sua Palavra também com curas e milagres.

Eis pois como Deus chamou estes dois irmãos em Cristo suecos que habitavam na América para pregar a sua Palavra no Brasil, e como através deles surgiu o Movimento Pentecostal naquela nação, Movimento que é um dos mais grandes no âmbito Pentecostal a nível mundial porque os Pentecostais hoje só no Brasil são milhões. (1)

 

Parte de um livro traduzido do inglês (do qual porém não possuímos o título nem o autor porque quando o fotocopiámos não tirámos os dados bibliográficos), com pequenos acréscimos no fim.

 

 

(1) A esta narração deve ser acrescentada a seguinte porque também ela diz respeito ao nascimento do movimento pentecostal no Brasil. Em 1910 outros dois irmãos em Cristo pentecostais chegaram ao Brasil, e eram Giacomo Lombardi e Luigi Francescon. 'Em Março de 1910 Francescon e Lombardi partiram de Buenos Aires para São Paulo do Brasil. Em São Paulo encontraram e evangelizaram um italiano: Vincenzo Pievani, que era residente em Santo António da Platina, no Estado do Paraná, Brasil meridional. Um dia, a 15 de Maio, enquanto estavam em oração receberam a ordem divina de separar-se. Francescon devia ir para Santo António da Platina no Paraná e Lombardi devia voltar para Buenos Aires. Assim separaram-se em 18 Abril de 1910' (Cristiani Oggi, n° 23, Roma 1988, pag. 3). Francescon chegou a Santo António em 20 de Abril, e aqui se converteram algumas pessoas as quais foram baptizadas tanto na água como com o Espírito Santo (cfr. Ibid.,). De Santo António ele foi depois para a cidade de São Paulo onde através dele se veio a formar um grupo de cerca de vinte crentes quase todos baptizados com o Espírito Santo, grupo que ele deixou por volta do fim de Setembro de 1910 (cfr. Ibid.,) para voltar para os Estados Unidos. Francescon depois dirigir-se-á outras vezes ao Brasil no decorrer dos anos posteriores.

Desta obra feita por Luigi Francescon entre os italianos daquela nação nascerá depois uma das maiores denominações pentecostais que hoje existem no Brasil que leva o nome de 'Congregação Cristã no Brasil' 

 

Índice