Apresentação

 

 

Aqui, irmãos, encontrareis ensinamentos e exortações que Deus me deu a graça de escrever para a edificação da sua Igreja; o seu fim então é o de edificar os irmãos.

 

Como porém estamos já habituados a ver, estamos seguros que alguns não entenderão assim ao ler determinadas exortações (e até também alguns ensinamentos). Não nos admirámos grandemente dado que sabemos que este é o tempo no qual na Igreja de Deus a sã doutrina não é suportada porque se acumularam uma avalancha doutores segundo os seus próprios desejos que desviaram os ouvidos da verdade e voltaram às fábulas e a vãos argumentos (cfr. 2 Tim. 4:3-4), os quais não entendem aquilo que dizem nem sequer aquilo que dão como certo (cfr. 1 Tim. 1:7). Estes e os seus fieis seguidores dirão: 'Ele não procura o bem mas o mal deste povo ', a mesma e idêntica coisa que diziam os rebeldes nos dias de Jeremias contra o profeta que falava da parte de Deus (cfr. Jer. 38:4). Mas nós, pelo que nos concerne, continuaremos a dizer - junto com o apóstolo Paulo -, que aquilo que dizemos o dizemos "para proveito vosso" (1 Cor. 7:35), dado que a autoridade que temos o Senhor nos a deu "para edificação, e não para vossa destruição" (2 Cor. 10:8). Continuem também os rebeldes a caluniar, continuem também estes soberbos a contrastar a verdade; sabemos porém que vem o dia em que o seu desvario será manifesto a todos, como foi aquele de Janes e Jambres que contrastaram Moisés. Ah!, quanto quereríamos que os rebeldes que endureceram a sua cerviz reflectissem para reconhecer a verdade e fizessem obras dignas de arrependimento! Ah, quanto quereríamos que aqueles que são nossos inimigos por causa da verdade que lhes dizemos, se tornessem nossos amigos! Mas isto depende de Deus, e não de nós.

 

Estamos seguros porém, que haverão também aqueles que ficarão edificados no ânimo e se regozijarão no Senhor por tudo aquilo que lerão, compreendido as exortações que farão derreter os dentes dos rebeldes, porque amam a verdade que os fez livres do pecado e deste presente século mau. São os humildes de coração segundo o que está escrito: "Os humildes o ouvirão e se alegrarão" (Sal. 34:2), os quais encontraram a sabedoria e se aplicam a agir honestamente diante de Deus e dos homens para conservar uma boa consciência.

 

De resto, irmãos no Senhor, vos exorto a estar firmes na fé, a reter o Evangelho como vos foi transmitido, e a seguir a santificação em obras e em verdade até ao fim da vossa carreira, a fim de receber a coroa da vida que o Senhor prometeu àqueles que o amam.

 

Os meus escritos podem ser livremente reproduzidos, seja em formato impresso como em formato electrónico, e distribuidos, na condição de que tudo isso seja feito gratuitamente.

 

A graça seja convosco

 

Butindaro Giacinto

 

 

Índice