4. Os Evangélicos observam o Natal? Porquê?


Sim, também os Evangélicos, ou melhor, uma boa parte dos Evangélicos observam a festa de Natal a 25 de Dezembro, fazendo a árvore de Natal, a ceia de Natal, dando e recebendo presentes, e também realizando um culto especial chamado ‘culto de Natal’.

A razão ou as razões? Alguns o fazem porque crêem que Jesus Cristo tenha nascido a 25 de Dezembro, como ensina a Igreja Católica Romana (coisa que não pode ser absolutamente confirmada pela Escritura). Outros, embora não aceitando o 25 de Dezembro como data do nascimento de Cristo o festejam na mesma para se adequarem à maioria e não parecerem diferentes e sofrerem as inevitáveis consequências que consistem em críticas de todo o género. Muitos destes últimos dizem que o festejam por causa das suas crianças, isto é, para não as embaraçar na escola e entre os amigos.

Pelo que nos respeita, nós não festejamos o Natal, para nós é um dia como todos os outros, mesmo se fora de casa a atmosfera que nos circunda nesse dia é diferente da dos outros dias. Não fazemos desejos, jantares especiais, ou reuniões especiais. E aos desejos de Natal que nos fazem não retribuímos .


As origens do Natal


Originariamente a Igreja não celebrava o nascimento de Jesus. Com o passar do tempo, todavia, os Cristãos do Egipto começaram a considerar o 6 de Janeiro como data da natividade. O costume de celebrar o nascimento de Jesus nesse dia foi-se difundindo em todo o Oriente e resulta como dado adquirido no início do século IV. Mais ou menos na mesma época, a Igreja do Ocidente, que nunca tinha reconhecido o 6 de Janeiro como o dia da natividade, assumiu como data celebrativa o 25 de Dezembro.

Ela foi posteriormente adoptada também pela igreja do Oriente. As razões que levaram muitos bispos a deslocar a festa de natal de 6 de Janeiro para 25 de Dezembro foram as seguintes: nesse dia segundo um costume pagão do tempo era celebrado ‘o deus sol’, ou melhor, o nascimento do sol ao qual se acendiam fogos em sinal de festa, e como muitos que se tinham convertido ao Cristianismo tomavam também eles parte nesta festa porque identificavam o sol com Jesus Cristo porque em Malaquias ele é chamado "o sol da justiça" (Mal. 4:2), quando eles se deram conta que os próprios Cristãos tinham uma certa inclinação por esta festa, entraram em conselho e deliberaram que a natividade de Cristo fosse solenizada nesse dia e a festa da epifania a 6 de Janeiro.

Como se pode ver, o Natal afunda as suas origens no paganismo, uma razão - entre várias - portanto para não festejá-lo.



Índice