4. Mas quando se morre se cessa completamente de existir ou se vai para um outro mundo onde se continua a ouvir, ver, recordar, etc?


Segundo o que ensina a Sagrada Escritura o ser humano, dado que possui no seu interior uma alma imortal, quando morre continua a viver sob uma outra forma - precisamente só com a sua alma - num outro mundo, invisível a estes nossos olhos e num estado plenamente consciente.

Este mundo será ou o Paraíso que se encontra no céu para aqueles que morrem em Cristo, isto é, reconciliados com Deus; ou o Hades (vulgarmente chamado 'inferno'), que se encontra no coração da terra, para aqueles que morrem nos seus pecados, isto é, perdidos e inimigos de Deus. 

O apóstolo Paulo, estando reconciliado com Deus, tinha a certeza que quando morresse iria para o céu com o Senhor, de facto, disse aos Coríntios: "Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor" (2 Cor. 5:8), e aos Filipenses: "Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor" (Fil. 1:23), e a Timóteo pouco antes de morrer disse: "O Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial" (2 Tim. 4:18). Estas suas palavras - como se pode ver - são eloquentes, para ele a vida depois de morto continuaria, e estamos seguros continuou no céu com o Senhor. Para confirmação que a vida para os Cristãos continua depois de mortos no céu há as seguintes palavras de João que diz: "E havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram" (Apoc. 6:9-11). Se note como essas  almas foram vistas, e como foram ouvidas clamar, como podiam recordar-se de como tinham sido mortas na terra, e como podiam também ouvir. Não é claro que os Cristãos quando morrem continuam a viver conscientemente no céu junto do trono de Deus? Isto pois por quanto respeita ao viver no além para os Cristãos. 

Para aqueles que antes morrem nos seus pecados, os espera como dito o Hades - que é um lugar subterrâneo onde arde fogo e onde se sofrem tormentos terríveis. A seguinte história contada por Jesus o ensina claramente: "Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; e desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não! pai Abraão; mas, se algum dos mortos fosse ter com eles arrepender-se-iam. Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite" (Lucas 16:19-31). Se note como esse rico, uma vez morto e sepultado, continuou a viver no inferno num estado perfeitamente consciente, de facto, sentia dor pelo fogo no meio do qual se encontrava, podia falar e raciocinar, ver e ouvir, e além de tudo também recordar-se de quem tinha deixado na terra. 

À luz do ensinamento bíblico recém-exposto portanto a doutrina que diz que o ser humano depois de morto cessa de existir completamente e não está mais consciente de nada é falsa. Guardai-vos daqueles que a ensinam.

 

 

Índice