6. Se Deus é omnipotente como é que não impediu que o pecado entrasse no mundo e produzisse estes danos?


Não o impediu porque Ele tinha formado ainda antes que criasse o mundo um plano que previa a vinda a este mundo do seu Filho Jesus Cristo, em outras palavras um plano que previa a morte propiciatória do seu Filho, e portanto a sua morte pelos pecados dos homens. Eis por que Jesus é chamado por Pedro o cordeiro sem mancha e sem defeito "preordenado antes da fundação do mundo" (1 Ped. 1: 20), preordenado obviamente a anular com o seu sacrifício o pecado (cfr. Heb. 9:26). O que significa que aqueles que crêem n`Ele – mediante o seu sacrifício – são não só perdoados de todos os seus pecados mas também libertados da escravidão do pecado. É claro portanto que para que pudesse acontecer tudo isto, isto é, para que Cristo pudesse morrer pelos nossos pecados e nos libertar deles, era necessário que o pecado entrasse no mundo e passasse sobre todos os homens. 

Por isso, nós proclamamos que Deus transformou o mal nos causado pelo pecado em bem porque através de Cristo pudemos provar a sua bondade que Ele manifestou para connosco cancelando todos os nossos pecados e nos reconciliando com Ele. 

Se Deus não pudesse transformar o mal em bem, jamais teria permitido ao pecado entrar no mundo, mas precisamente porque Ele é capaz de realizar esta transformação não teve nenhum problema em fazê-lo entrar. Que dizer? Devemos reconhecer que Deus é poderoso e sábio.

 

 

Índice