3. Qual é o nome de Deus?


O seu nome é YHWH que se pronuncia ' Yahweh'. No livro do Êxodo lemos, de facto, que quando Deus se revelou a Moisés junto do monte Sinai aparecendo-lhe na chama de uma sarça ardente e ordenando-lhe ir ao Egipto libertar o seu povo, Moisés perguntou a Deus: "Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração" (Ex. 3:13-15). O termo traduzido em Português com o Senhor em hebraico é Yahweh, que significa 'Aquele que é'. Mais precisamente o hebraico é YHWH, ou seja, o Tetragrama (do grego tetra ‘quatro’, e gramma ‘letra’), porque as vogais foram acrescentadas a seguir pelos copistas hebreus a fim de facilitar a sua pronúncia. Como porém se pode ler, Deus se definiu também o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó (e isto porque Ele é o Deus dos vivos e não dos mortos, dado que para ele vivem todos) e disse que este é o seu memorial eternamente.

Portanto, quando nós nos dirigimos a Deus podemos chamá-lo tanto Yahweh como ‘Aquele que é’, como ‘Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó’

Digo podemos e não que devemos porque como agora nós somos filhos de Deus tendo sido adoptados como seus filhos, o podemos chamar simplesmente 'Pai' sabendo que Ele nos ouvirá. Em outras palavras, da mesma maneira que chamamos o nosso pai terreno com o apelativo de pai (sem que ele se zangue connosco por não o chamarmos com o seu nome de registo), assim podemos chamar Deus com o apelativo de 'Pai'. E dado que Ele tem o seu trono nos céus de onde vê tudo e todos, o chamamos também 'nosso Pai celestial' ou 'Pai nosso que estás nos céus'. Evitemos dizermeu Pai’, sendo este um modo de dirigir-se a Deus característico só de Jesus Cristo. O apóstolo Paulo nas suas epístolas nunca chama Deusmeu Pai’; o chama "meu Deus" mas nunca meu Pai. Uma outra maneira em que chamamos Deus é ‘Pai de nosso Senhor Jesus Cristo’ porque assim o chama Paulo nas suas epístolas (cfr. Col. 1:3). Mas o podemos chamar também Senhor, Senhor do céu e da terra, Criador de todas as coisas, Omnipotente. O que é importante porém não é como chamamos Deus, mas que nos aproximemos dele com fé, com um coração puro, e com mãos puras; porque Deus prometeu ouvir aqueles que o invocam com fé e em verdade.

 

 

Índice