1. O que significa que Jesus é o Messias?


Messias deriva do hebraico Mashiach , que significa 'ungido', cuja equivalente palavra grega é Christos traduzido em português com Cristo. Quando pois se afirma que Jesus de Nazaré é o Messias ou o Cristo se afirma que ele é o Ungido. Mas ungido por quem e com o quê? Ungido por Deus com o Espírito Santo, com efeito, quando o apóstolo Pedro pregou em casa de Cornélio disse que Deus ungiu Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder (cfr. Actos 10:38). Jesus mesmo disse ter sido ungido por Deus quando em Nazaré, levantando-se para ler e tendo-lhe sido dado o livro do profeta Isaías, leu estas palavras: "O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a apregoar liberdade aos cativos e dar vista aos cegos; a por em liberdade os oprimidos, e a anunciar o ano aceitável do Senhor" (Lucas 4:18-19).

Mas quando foi ungido Jesus? Ele foi ungido aquando do seu batismo na água conforme está escrito: "E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és meu filho amado, em ti me comprazo" (Lucas 3:21-22). Nesse momento em que o Espírito desceu e se firmou sobre ele, se cumpriu o que tinha sido dito nos Salmos: "O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de equidade. Tu amas a justiça e aborreces a impiedade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros" (Sal. 45:6-7), e nos profetas: "Eis aqui o meu Servo, a quem sustenho; o meu Eleito, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele, ele ensinará a justiça às nações" (Is. 42:1).

O Messias porém, além de ser pessoalmente ungido por Deus com o Espírito Santo devia morrer pelos pecadores para expiar as suas iniquidades: o tinha predito Deus através do profeta Isaías nestes termos: "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo? E deram-lhe a sepultura com os ímpios, mas foi com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca. Todavia, ao Senhor agradou esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do tormento da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos, e as iniquidades deles levará sobre si. Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu" (Is. 53:5-12). E não só, mas ele devia também ressurgir dentre os mortos porque seria impossível que ele fosse retido pela morte, com efeito, Davi falando do Messias disse: "Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou, e ainda a minha carne há de repousar em esperança; pois não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção" (Actos 2:26-27). E também estas coisas se cumpriram em Jesus de Nazaré, de facto Ele morreu traspassado sobre a cruz carregado das nossas iniquidades, foi sepultado e ressuscitou dentre os mortos ao terceiro dia.

Nós pregamos pois com toda a franqueza que Jesus de Nazaré é o Messias prometido antigamente por Deus através dos profetas, e que quem crê nele, dado que Ele derramou o seu sangue para a remissão dos nossos pecados, recebe por meio da fé a remissão de todos os seus pecados.

Quem quer que tu sejas pois, Judeu ou Gentio, rico ou pobre, sábio ou ignorante, eu te exorto a te arrependeres das tuas transgressões e a crer que Jesus é o Messias de Deus. A quem porém já creu que Jesus é o Messias digo para conservar até ao fim a fé nele.

Quem nega que Jesus é o Messias (ou o Cristo) mente contra a verdade e é um anticristo conforme está escrito: "Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho" (1 João 2:22). Quem porém crê e diz que Jesus é o Messias professa a verdade e é nascido de Deus conforme está escrito: "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus" (1 João 5:1).

Os Hebreus que creram em Jesus o chamam em língua hebraica Y'shua Ha-Mashiach (pronuncia-se 'iesciúa a mascía') que significa 'Jesus o Messias'.

A Jesus, o Messias prometido, seja a glória agora e eternamente. Amen



Índice