1. O que pensas das igrejas do Apocalipse?


São Igrejas que existiam aos dias dos apóstolos a quem Deus quis fazer chegar uma mensagem particular, com efeito, a cada uma delas João escreveu específicas palavras lhe ditadas pelo Senhor Jesus Cristo. Deve ser todavia dito, para sermos precisos, que a mensagem foi endereçada aos anjos das sete igrejas, onde por anjo se deve entender o pastor de cada uma delas. A introdução a cada carta é clara: 'E ao anjo da igreja de ….escreve'. Há, de qualquer modo, palavras no interior de cada carta como 'A quem vencer …', que são dirigidas a todos os membros daquela igreja (e obviamente também a nós que somos chamados a vencer). Há também estas palavras: "Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei; mas o que tendes, retende-o até que eu venha" (Apoc. 2:24-25) que foram dirigidas pelo Senhor a alguns membros da igreja de Tiatira. 

Pelo que diz respeito às coisas que João viu que brevemente deviam acontecer elas naturalmente são também para nós.

Apesar daquelas sete igrejas da Ásia hoje porém não existirem mais, há ainda hoje igrejas locais que têm características semelhantes ou iguais àquelas dessas antigas igrejas. Com isto quero dizer que ainda hoje há igrejas onde há mulheres que se dizem profetisas que ensinam coisas perversas como Jezabel e que são toleradas pelo anjo da igreja; ainda hoje há anjos de igrejas que se tornaram mornos e que portanto se devem arrepender; que ainda hoje há os que professam a doutrina de Balaão, etc. etc.

Alguns pensam que estas sete igrejas indicam sete períodos da história da Igreja Universal; rejeito esta interpretação que, de resto, era sustentada também por William Marrion Branham que escreveu um livro sobre as Sete Épocas da Igreja, em que para sustentar esta sua tese diz não poucas coisas estranhas (além das heresias que ensinava); estabeleceu as datas de cada época da Igreja e quem é o anjo ou o mensageiro para cada uma destas épocas.

 

 

Índice