6. Por que é que vós Evangélicos não fazeis o sinal da cruz antes de comer?


O motivo é porque não é desta maneira que a Escritura nos ensina a agradecer a Deus pela comida.

Jesus Cristo, o Filho de Deus descido do céu, antes de comer dava graças a Deus Pai fazendo uso de palavras, com efeito, está escrito: "Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados. E igualmente também dos peixes, quanto eles queriam" (João 6:11), e: "Tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, deu graças; e partindo os pães, deu-os aos discípulos , e os discípulos à multidão" (Mat. 14:19).

Também do apóstolo Paulo é dito que antes de comer dava graças a Deus com palavras, com efeito, está escrito: "E, havendo dito isto, tomou o pão, deu graças a Deus na presença de todos e, partindo-o começou a comer. E, tendo já todos bom ânimo, puseram-se também a comer" (Actos 27:35-36).

Mas nós não fazemos o sinal da cruz só antes de comer (como nem depois), mas também não o fazemos quando nos encontramos em um perigo (como fazeis vós) e ainda pelo mesmo motivo, porque a Escritura não nos diz para invocar a ajuda de Deus fazendo o sinal da cruz, mas clamando a Deus, invocando-o conforme está escrito: "Invoca-me no dia da angústia, eu te livrarei, e tu me glorificarás" (Sal. 50:15).



Índice