2. Por que razão vós Evangélicos não credes na imaculada conceição de Maria?


Não cremos nisso porque a Escritura ensina que também Maria, como qualquer outro ser humano excepto Jesus Cristo, nasceu em pecado.

"Todos pecaram " (Rom. 3:23), diz Paulo, e por isso entre esses todos está também Maria, porque o pecado através de Adão entrou no mundo e passou a todos os homens. Diz ainda Paulo: "…. por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação… " (Rom. 5:18).

E que seja assim, isto é, que também Maria não nasceu isenta do pecado, o confirmou ela mesma quando no seu cântico que levantou a Deus em casa de Zacarias reconheceu que Deus era o seu Salvador dizendo: "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador" (Lucas 1:46,47). Como teria de facto podido chamar Deus o seu Salvador se fosse nascida sem pecado?

Mas há uma outra prova que depõe nitidamente a favor do que estamos dizendo, e é o sacrifício que José e Maria ofereceram no templo quando foram apresentar o menino Jesus (cfr. Lucas 2:22-24); um daqueles animais oferecidos em sacrifício, com efeito, foi oferecido pelo pecado de Maria porque segundo a lei era desta maneira que era expiada a iniquidade da mulher que tinha dado à luz. Eis o que diz de facto a lei a propósito do que devia oferecer a mulher que tinha dado à luz um filho ou uma filha, quando os dias da sua purificação se cumprissem: "E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação, seja por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano para holocausto, e um pombinho ou uma rola para oferta pelo pecado, à porta da tenda da revelação, ao sacerdote, o qual o oferecerá perante o Senhor, e fará, expiação por ela; então ela será limpa do fluxo do seu sangue. Esta é a lei da que der à luz menino ou menina. Mas, se as suas posses não bastarem para um cordeiro, então tomará duas rolas, ou dois pombinhos: um para o holocausto e outro para a oferta pelo pecado ; assim o sacerdote fará expiação por ela, e ela será limpa" (Lev. 12:6-8). No caso de Maria dado que era de baixo estado foram oferecidos duas rolas ou dois pombinhos. Agora, nós perguntamos: ‘Se Maria estivesse sem pecado que necessidade havia de oferecer esse sacrifício pelo pecado?’



Índice