13. Caros irmãos, vos escreve uma pessoa que certamente não tem nem os méritos nem os títulos para falar aprofundadamente de assuntos complexos como os que encarais, e em particular, à fundamental questão da Salvação: Só a fé em Cristo é a única condição para poder esperar na salvação? Ou, de algum modo, também as Obras são uma componente fundamental? Embora consciente, como dito, dos meus limites, vos quero porém propor uma interpretação que, me parece, une as duas condições: A fé em Jesus é, incontestavelmente, condição necessária e suficiente para a Salvação, mas pode-se dizer ter verdadeiramente fé n`Ele se não se seguem os seus mandamentos? Certamente não! Jesus constantemente nos animou para sermos irmãos uns dos outros, e portanto, como fazem os irmãos, devemos operar sistematicamente para o bem do nosso próximo: "Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me " (Mt 25,35-36). Disto se conclui que as Obras são a demonstração prática da nossa fé, e portanto sem elas não há salvação porque não há verdadeira fé. Com afecto, de um vosso irmão (convicto que quem sem querer erra será, de qualquer modo, salvo se este se empenha na busca de Deus e especialmente se opera constantemente para a difusão da Sua palavra).

 

Escuta, a Sagrada Escritura ensina claramente que a salvação se obtém SOMENTE pela fé em Cristo, cuida bem que disse se obtém não se espera obtê-la porque quando se crê se está SEGURO de ter sido salvo. Eis algumas passagens da Escritura que testificam isto: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa" (Atti 16:31), e: "A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação" (Rom. 10:8-10). Mas te poderia citar muitas outras passagens como por exemplo esta da carta aos Efésios: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Ef. 2:8-9), ou esta outra da carta aos Gálatas: "Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada" (Gal. 2:16).

Mas não vês que se é salvo SOMENTE por fé? Mas eu te pergunto, se para obter a salvação fosse preciso também as obras e não só a fé, como se poderia afirmar que a salvação é por graça? Não se poderia porque resultaria que a fé em Cristo não é suficiente para ser salvo, é preciso também os méritos e os sacrifícios do homem. O que é uma afronta ao sacrifício de Cristo porque se a justiça se obtém por meio das obras da lei Cristo morreu inutilmente (cfr. Gal. 2:21). E não só, o homem poderia também se gloriar diante de Deus. Não, não é assim como tu dizes, a salvação é por graça mediante só a fé em Cristo. E depois, se fosse como tu dizes, ponhamos o caso que encontras um homem que está às portas da morte que te pergunta o que deve fazer para ser salvo, tu que lhe responderias? Que além de crer em Jesus deve depois fazer boas obras, e onde e quando fará estas obras esse homem que está para expirar? Não achas que o que lhe dirias o faria cair no mais profundo desespero porque seria como dizer-lhe que já não pode mais ser salvo? Anunciarias-lhe uma má NOTÍCIA e não a BOA NOVA DO EVANGELHO DA GRAÇA DE DEUS. Portanto também isto confirma que não pode ser como tu dizes, porque doutra forma a salvação estaria preclusa para todos aqueles que estão para morrer e querem de coração recebê-la.

Na Escritura, no meu coração e na minha mente está escrito: "O justo pela sua fé viverá". Eu fui vivificado mediante a fé em Cristo, mediante ela fui reconciliado com Deus, fui abençoado com o crente Abraão que foi também ele justificado mediante a sua fé, e mediante esta fé ando pelo caminho que leva ao céu, estando seguro que no momento em que este caminho se interromper eu irei com o Senhor Jesus Cristo. Seguro, repito, seguro, sabes porquê? Porque "a fé é certeza de coisas que se esperam" (Ebr. 11:1). Sabes? Muitos dizem como tu que para ser salvo é preciso a fé e as obras; ora admitindo que seja como tu dizes, como é que com a fé e as obras estas pessoas não estão seguras de estar salvas? Se a fé é certeza de coisas que se esperam como é que esta certeza não existe nestas pessoas? Simples, porque não há a fé e, por conseguinte, não pode haver nenhuma certeza mas só DÚVIDAS. Eu, depois de ter falado pessoalmente com muitos Católicos Romanos que dizem que além da fé para ser salvo é preciso as obras, pude verificar que eles falam assim porque na realidade não têm a fé, ou melhor, a verdadeira fé porque têm uma FINGIDA, Sim fingida porque uma fé que não é certeza de coisas que se esperam não pode senão ser fingida. À minha pergunta: ‘Estás salvo portanto?’ ‘Tens a vida eterna portanto?’ Responderam-me todos: ‘Isso não o posso dizer,  o espero porém!’

Ah, tu dirás, mas há as obras!!! Que significa isso? Essas obras não são a consequência da fé mas só um meio para merecer a salvação, ou melhor, para comprá-la, e portanto não têm valor, não servem para nada, absolutamente para nada.

Naturalmente quem tem a verdadeira fé, tem também as boas obras na sua vida; mas qual é a boa árvore que não dará bons frutos? Mas é normal que seja assim, o reconhecimento para com o Salvador mostra-se realizando boas obras, fazendo uma vida santa, pia e justa. As boas obras foram criadas para que nós Cristãos as pratiquemos, mas elas seguem a fé.

Se portanto tu não tens a certeza da salvação, se não estás seguro de estar salvo, exorto-te a te arrependeres dos teus pecados e a crer com todo o teu coração que Jesus Cristo morreu sobre a cruz para expiar plenamente também os teus pecados, e ressuscitou para te justificar também a ti. Assim fazendo serás SALVO dos teus pecados e obterás a VIDA ETERNA.

 

 

Índice