9. Se um crente se desvia da verdade ou da fé Deus lhe dará ainda seguramente o arrependimento, como lho deu ao início quando creu?

 

Não, não está dito em nenhuma parte na Bíblia que Deus seguramente lhe dará de novo a graça de se arrepender. Isto o ensina a Escritura quando diz: "Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados" (Tiago 5:19-20), e também: "E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos, apto a ensinar, sofredor, instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos" (2 Tim. 2:24-26).

Note-se como nestas passagens está perspectivada a eventualidade de um crente que se desvia poder voltar para o Senhor, mas não a certeza absoluta que isso acontecerá.

 

 

Índice