2. Irmão, por que razão eu segundo tu não posso usar mini-saia, ou saia com racha, ou vestes luxuosas e justas? Não é porventura verdade que Deus olha ao coração?


Vê, irmã, a razão pela qual tu não deves usar mini-saia, ou saia com uma ou mais rachas ou vestes luxuosas e justas, é porque todas estas vestes não têm as características que devem ter as vestes de uma mulher que faz profissão de servir a Deus as quais devem ser modestas e com pudor conforme está escrito: "Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e pudor, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras" (1 Tim. 2:9-10). Como pode uma mini-saia que põe à mostra as tuas pernas e as tuas coxas ser uma veste com pudor? Ou como pode ter pudor uma saia com racha ou rachas que quando caminhas põe à mostra as tuas pernas? Ou uma veste justa que realça as formas do teu corpo? E que dizer depois de um vestido luxuoso? Achas que se pode definir humilde e modesto?

A propósito do facto de Deus olhar ao coração, isso é verdade, mas é preciso que tu saibas que quando Deus disse estas palavras ao profeta Samuel não entendeu de modo algum dizer que para Ele não importa nada a forma como uma mulher que teme o seu nome anda vestida, doutra forma não teria depois pelo Espírito Santo inspirado Paulo a escrever as palavras acima referidas. Essas palavras de Deus significam que Deus quando escolhe alguém não olha à sua altura, à sua beleza exterior, à sua força física, à sua instrução, à sua posição social e a outras coisas exteriores para as quais olham os homens quando têm que escolher alguém para confiar-lhe algum particular cargo sobretudo de comando, mas olha ao coração, isto é, vê se o seu coração é honesto, bom, e sincero, bem disposto para com ele. E depois, cuida bem que quando Deus disse essas palavras disse também pouco antes: "O homem olha para o que está diante dos olhos" (1 Sam. 16:7), por que te digo isto? Porque se o homem olha para o que está diante dos olhos isso quer dizer que ele olha para a forma como vestes, para a forma como te moves, e se tu te vestes de maneira provocante certamente atrairás os seus penetrantes e maliciosos olhares induzindo-o a pecar, porque o homem quando vê uma mulher vestida de maneira sedutora e provocante dificilmente não pensa coisas más, e em alguns casos não se fica por pensar só coisas más mas também procura violentar essa mulher. Portanto, irmã, examina atentamente os vestidos que tu usas.

 

 

Índice