9. O facto de ter chamado a força pública por causa de uma família que me perturbava para os repreender pode ser motivo de escândalo?


Sim, creio que um tal comportamento possa ser, ou melhor, é motivo de escândalo porque como discípulos de Cristo nós somos chamados a suportar com paciência as injustiças que nos fazem a nós os outros e não devemos recorrer à polícia ou a forças da segurança para fazer calar ou para prender aqueles que nos perturbam ou nos atacam. Jesus Cristo nos deixou um exemplo porque ele injustiças e injúrias recebeu muitas, mas nunca recorreu à força pública daquele tempo para repreender ou punir aqueles que lhe davam mal por bem. O apóstolo Pedro diz que Jesus Cristo "entregava-se àquele que julga justamente" (1 Pedro 2:23).

Eu te convido portanto, da próxima vez que esta ou uma outra família te perturbar, a não chamar a força pública para os repreender; suporta, ora por eles, espera que Deus te faça justiça, sim porque "é do Senhor que o homem recebe a justiça" (Prov. 29:26), isto diz a Escritura, eu o experimentei muitas vezes. E depois te digo uma outra coisa, lembra-te que está escrito: "Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele" (Prov. 16:7), porque eu vi pessoalmente que quando alguém se comporta de maneira honesta e pia, Deus converte os seus inimigos em amigos. Não digo que isto suceda sempre, porém te posso assegurar que em alguns casos sucede. Portanto espera no Senhor que aqueles que te perturbam tornem-se teus amigos.



Índice