12. No céu aqueles que são casados continuarão a ser casados? 


Não, não continuarão a ser casados porque o vínculo matrimonial rompe-se com a morte. Tanto é verdade que Paulo falando aos santos de Roma diz: "Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido. De sorte que, enquanto viver o marido, será chamada adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido" (Rom. 7:2-3). Se portanto uma viúva não é adúltera se for de outro homem, isso quer dizer que não é mais considerada mulher do marido defunto.

Aliás o matrimónio implica uma relação sexual entre homem e mulher e a possibilidade de procriar (até uma certa idade naturalmente e não por todo o tempo do matrimónio se este for longo), tudo coisas que no céu depois de morto não se podem fazer. No céu homem e mulher não podem ter mais relações sexuais nem sequer em vista da procriação. A dimensão em que eles se encontram não permite relações sexuais porque eles estão lá no céu com a alma sem o seu corpo e a relação sexual entre homem e mulher é possível só com o corpo.
Que no céu depois de morto não se é mais casado o confirmou Jesus quando respondeu a uma questão dos Saduceus; eis a pergunta dos Saduceus e a resposta de Jesus: "Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de algum falecer, tendo mulher, e não deixar filhos, o irmão dele tome a mulher, e suscite posteridade a seu irmão. Houve, pois, sete irmãos, e o primeiro tomou mulher, e morreu sem filhos; e tomou-a o segundo por mulher, e ele morreu sem filhos. E tomou-a o terceiro, e igualmente também os sete; e morreram, e não deixaram filhos. E por último, depois de todos, morreu também a mulher. Portanto, na ressurreição, de qual deles será a mulher, pois que os sete por mulher a tiveram?  E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento; Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição" (Lucas 20:28-36). A resposta de Jesus – como podes ver – não deixa dúvidas de algum género a respeito da condição post mortem dos casados; eles são iguais aos anjos, isto é, livres de qualquer vínculo matrimonial. É verdade que na referida resposta Jesus falou da condição dos casados na ressurreição, isto é, depois que forem ressuscitados, mas se evidencia que a mesma coisa se pode dizer também da sua condição entre a morte e a ressurreição. Se de facto na ressurreição os filhos de Deus não casarão e nem serão dados em casamento embora obtendo um corpo imortal e incorruptível, isto é, embora voltando com a sua alma ao corpo, quanto mais se pode dizer isto dos filhos de Deus depois que morrem quando estão no céu só com a sua alma? E depois, se assim não fosse, isso equivaleria a dizer que o matrimónio é válido até à ressurreição pelo que uma viúva se for de outro homem cometeria adultério (porque resultaria ainda mulher do defunto) o que contradiria o ensinamento bíblico.
Com todo este discurso não se quer dizer naturalmente que um homem no céu não reconhecerá aquela que sobre a terra tinha sido sua mulher porque, com efeito, no céu nos reconheceremos pois estaremos plenamente conscientes; pelo que os filhos reconhecerão os pais, e vice-versa, e os maridos as suas mulheres e vice-versa, etc. obviamente estamos falando daqueles casos onde filhos e pais eram salvos, e onde marido e mulher eram ambos crentes.



Índice