1. O que são as potências que estão nos céus e que Jesus disse serão  abaladas (cfr. Mat. 24:29; Marcos 13:25; Lucas 21:26)? 


São entidades espirituais más que se encontram nos lugares celestiais, ou seja, forças espirituais más que estão no céu. O apóstolo Pedro fala delas quando diz que Jesus está à direita de Deus onde anjos, principados e potências lhe estão sujeitos (cfr. 1 Ped. 3:22). São também chamadas potestades, Paulo diz que Cristo triunfou sobre elas por meio da cruz (cfr. Col. 2:15), e que o nosso combate é também contra elas (cfr. Ef. 6:12).

O facto de estas potências nos céus serem abaladas quer dizer que elas se abaterão sobre a terra e também isto contribuirá para aumentar a angústia dos homens. No Apocalipse está mencionado um evento que se verificará pouco antes da volta do céu de Cristo e que nos faz perceber bem o que acontecerá quando as potências que estão nos céus forem abaladas: trata-se da precipitação de Satanás e dos seus anjos na terra. Eis o que diz João: "Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte. Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Mas ai da terra e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta" (Apoc. 12:7-12).

 

 

Índice