3. Os demónios podem-nos fazer mal a nós filhos de Deus?


Não, os demónios não podem de nenhuma maneira tocar-nos. Certamente nos atacam, sobre isso não há alguma dúvida, e o fazem de várias maneiras. Há crentes que antes de se converterem eram bruxos, e portanto tinham espíritos malignos no corpo, e que disseram de maneira muito clara que todas as vezes que procuraram fazer mal a crentes as suas tentativas resultaram vãs porque duma maneira ou doutra eles eram protegidos. Há quem os viu cercados por anjos com espadas desembainhadas e foi impossibilitado de se aproximar. Não é porventura verdade que até Satanás teve que reconhecer que Jó tinha sido cercado por Deus com uma sebe? Ouvi, de facto, o que ele disse a Deus: "Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem?" (Jó 1:10) E de facto Satanás pôde ferir Jó só com a permissão de Deus, não sem ela conforme Ele lhe disse na primeira vez: "Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão’ (Jó 1:12), e na segunda: "Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida’ (Jó 2:6). Isto nos ensina claramente que nós filhos de Deus somos protegidos por Deus e que só no caso de Deus o querer para seus fins específicos pode permitir ao diabo fazer-nos mal.

O Salmista diz: "O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua alma.   O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre" (Sal. 121:5:8), e ainda o Salmista diz que os anjos do Senhor se acampam ao redor dos que o temem e os livra (Sal. 34:7). E há também estas outras palavras do Salmista que dizem: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Omnipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido . Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios . Porque tu disseste: ó Senhor, és o meu refúgio; no Altíssimo fizeste a tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação" (Sal . 91:1-16). 

Devemos portanto andar tranquilos, o diabo com todas as suas tropas não poderá de nenhuma maneira fazer-nos mal. Quando ele vier como uma corrente de águas o Espírito de Deus arvorará contra ele a sua bandeira (cfr. Is. 59:19). E como disse Jesus: " Nada vos fará dano algum " (Lucas 10:19). Amen.

 

 

Índice