37. Por que Jesus Cristo é chamado "Nazareno" ou "o Nazareno"? Porque tinha feito voto de Nazireado? 


Não, Jesus Cristo não era chamado Nazareno porque tinha feito voto de Nazireado mas sim porque tinha sido criado numa cidade da Galiléia chamada Nazaré. Isto o se percebe lendo quanto diz Mateus a propósito da volta de José do Egipto a Isarel. Eis as suas palavras: "Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egipto, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino. Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia, e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno" (Mat. 2:19-23). Portanto o que se evidencia desta Escritura é que naquele tempo os habitantes de Nazaré eram chamados Nazarenos.

Na Bíblia, de resto, alguns eram sobrenomeados com base na cidade ou na tribo onde residiam. Por exemplo Jessé, o pai de Davi, é chamado "o Belemita" (1 Sam. 16:18) porque habitava em Belém de Judá. Abisague, a jovem formosa que cuidava do rei Davi e o servia na sua velhice era chamada "a Sunamita" (1 Reis 1:3) porque era da cidade de Suném.
Também aquela mulher de quem Eliseu ressuscitou o filho era chamada "a Sunamita" (2 Reis 4:25) porque era de Suném (cfr. 2 Reis 4:11).
Jesus Cristo não era chamado o Nazareno porque tinha feito o voto de Nazireado ou porque era um Nazireu como no caso de Sansão que o era  desde o ventre de sua mãe, porque o Nazireu não devia beber vinho e nem vinagre (cfr. Num. 6:1-4) e Jesus bebeu vinho na noite em que foi traído (cfr. Mat. 26:29), e vinagre pouco antes de expirar sobre a cruz (cfr. João 19:28-30), pelo que se ele tivesse sido um Nazireu ele teria contaminado a sua consagração.

 

 

Índice