22. Em que consiste o sinal do profeta Jonas de que falou Jesus aos Fariseus e aos Saduceus quando lhes disse: "Esta geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas" (Mat. 16:4)?  


Consiste em ter estado (porque este sinal Jesus o deu àquela geração) três dias e três noites no coração da terra, ou seja, no Hades que se encontra no coração da terra (onde ele pregou o Evangelho aos espíritos em prisão os quais foram rebeldes nos dias de Noé). Jesus de facto já tinha dito numa outra ocasião em que também lhe tinha sido pedido para mostrar um sinal: "Esta geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas; pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no coração da terra" (Mat. 12:39-40).

Este sinal naturalmente se cumpriu quando Jesus foi morto pelos Judeus. Mas como depois de três dias e três noites Deus deu ordem ao grande peixe que tinha engolido Jonas para vomitar o profeta na terra seca, assim depois de três dias Ele fez voltar à vida Jesus Cristo rompendo os grilhões da morte.

 

 

Índice