19. Quando Jesus disse que sobre a terra não devemos chamar a ninguém nosso pai (cfr. Mat 23:9) quis dizer que não devemos chamar assim também o nosso pai terreno? 

 

Não, cada um de nós pode chamar o seu pai ‘meu pai’, tanto é que quando um dia um dos seus discípulos lhe disse: "Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai" (Mat. 8:21), Jesus não o repreendeu por ter chamado o seu pai ‘meu pai’, mas lhe disse só para segui-lo e deixar que fossem os mortos a sepultar os seus mortos.

Nós não devemos chamar nosso pai ou meu pai todo aquele que tenha uma qualquer autoridade espiritual na Igreja, como pode ser um apóstolo, um profeta, um evangelista, um doutor ou um pastor, ou porventura também aquele irmão que nos falou pela primeira vez do Evangelho e por aí fora. Não devemos fazer em suma como fez o rei Jeoás quando foi ter com o profeta Eliseu que estava doente e a quem disse: ‘Meu pai, meu pai’ (2 Reis 13:14). Mas além disso não devemos chamar Pai todo aquele que pensa fazer as vezes de Deus na terra ou que se considere uma grande personagem e portanto pensa poder ser chamado desta maneira; um exemplo para todos, o chefe da Igreja católica romana que muitos chamam ‘santo padre’ (padre significa pai). Mas na Igreja católica romana são chamados ‘pai’ também os padres ‘padre António, etc.’. Nós portanto quando falamos com os padres devemos chamá-los ‘párocos’ ou ‘priores’ mas não com o apelativo de padre, como também quando nos referimos ao papa faremos bem em não chamá-lo ‘santo padre’ mas simplesmente chefe da igreja católica romana ou chefe do Estado ‘Cidade do Vaticano’, só Deus é digno de ser chamado ‘santo Padre’.

Podemos porém chamar o patriarca Abraão nosso pai porque assim o chama o apóstolo Paulo aos Romanos "nosso pai Abraão" (Rom. 4:12) sendo que Abraão foi constituído nosso pai pelo próprio Deus quando lhe disse: "Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo; serás pai de muitas nações, e não mais serás chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome; pois por pai de muitas nações te hei posto; far-te-ei frutificar sobremaneira, e de ti farei nações, e reis sairão de ti" (Gen. 17:4-6).

 

 

Índice