10. Jesus é adorado pelos anjos?


Sim, Jesus é adorado pelos anjos de Deus porque assim Deus ordenou conforme está escrito: "Todos os anjos de Deus o adorem" (Heb. 1:6). 

João, quando na ilha de Patmos foi arrebatado em espírito viu em visão Jesus adorado pelos anjos, de facto diz: "E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor" (Apoc. 5:11-12). 

O facto pois de Jesus ser adorado pelos anjos confirma que Ele é Deus porque segundo a lei só Deus é digno de ser adorado conforme está escrito: "Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás [ou renderás culto]" (Mat. 4:10). 

Se portanto os anjos no céu adoram Jesus, também nós sobre a terra fazemos o que é justo ao adorá-lo porque não fazemos mais do que fazer a vontade de Deus que é feita no céu. Não, nós não cometemos pecado de idolatria ao adorar Jesus Cristo, o Filho de Deus, como dizem muitos, porque Ele é verdadeiramente Deus; um com o seu Pai, co-eterno com Ele. Se adorá-lo fosse pecado, Jesus enquanto estava ainda sobre a terra teria repreendido os seus discípulos e as mulheres quando o adoraram (cfr. Mat. 28:17,9), mas ele não o fez aceitando a sua adoração porque sabia ser Deus. Também nós sabemos que ele é Deus; o Espírito que está em nós o confirma e o Espírito é a verdade. A Ele seja a glória agora e eternamente. Amen.

 

 

Índice