3. A teoria da evolução tanto do planeta terra como do homem é compatível com o que ensina a Bíblia?


Não, não é de modo algum compatível porque a teoria da evolução além de sustentar que não houve nenhum acto criativo da parte de Deus pelo qual surgiu o universo, sustenta que o planeta terra evoluiu no arco de milhares de milhões de anos até se tornar aquilo que é agora, e que o ser humano no início era um macaco (ou um bruto) e depois evoluiu no arco de milhões de anos até se tornar o ser que hoje se conhece. E tudo isto vai abertamente contra a Palavra de Deus que afirma que foi Deus que criou os céus, a terra, o mar e tudo o que neles há: "Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há" (Actos 4:24); todas estas coisas portanto não surgiram após uma explosão acidental (o chamado ‘big bang’) verificada no cosmo.

Todas estas coisas depois foram criadas tal e qual como nós as conhecemos hoje no arco de seis dias de vinte e quatro horas, tal foi o tempo que durou toda a criação (cfr. Gen. 1:1-31; 2:1-3; Ex. 20:11). Em relação ao homem, criatura de Deus, a Palavra de Deus diz que ele foi feito à imagem e semelhança de Deus no sexto dia, com a capacidade de falar, ouvir, raciocinar, fazer escolhas, dar os nomes aos animais dos campos, às aves do céu, e a todo o gado (cfr. Gen. 1:27; 2:7-20). Isto exclui que o homem no início possa ter sido um macaco ou um bruto e se tenha tornado aquele ser inteligente que nós sabemos ser depois de uma evolução de milhares ou de milhões de anos como se queira.

A teoria da evolução deve ser pois rejeitada sendo uma mentira gerada pelo diabo, o inimigo de Deus, que desde que veio à existência sempre procurou fazer crer aos homens coisas não verdadeiras sendo mentiroso e pai da mentira (cfr. João 8:44).

Quereria concluir alertando também para aquela teoria evolutiva que se por um lado reconhece o acto criativo de Deus, pelo que os que a sustentam dizem que tanto a origem da terra como a do homem é atribuível a Deus, por outro afirma que Deus primeiro criou a matéria e depois fez que no arco de milhares de milhões de anos evoluísse até se tornar a terra assim como a conhecemos hoje, e a respeito do homem diz que primeiro Deus fez um ser inferior do qual fez descender com o passar dos milhões de anos o homem assim como o conhecemos hoje. Também esta teoria é mentira; a ensina a Igreja Católica Romana.

 

 

Índice