1. O que é a Ceia do Senhor e que significado tem?


A Ceia do Senhor, ou Santa Ceia como nós muitas vezes a chamamos, é uma ceia em que participam aqueles que foram salvos pelo Senhor Jesus mediante o seu sangue.

Os elementos que se comem nesta ceia são o pão, símbolo do corpo de Cristo, e o fruto da videira, símbolo do sangue de Cristo derramado para a remissão dos nossos pecados (cfr. Mat. 26:26-28). Assim sendo, não é necessário crer, como infelizmente crêem os padres e os seus seguidores, que o pão que nós partimos e o fruto da videira são verdadeiramente o corpo e o sangue de Cristo, no sentido que esses elementos durante a ceia mudam a sua substância e acontece uma transubstanciação. O pão e o fruto da videira são apenas símbolos cuja natureza não muda depois que foram abençoados.

Esta Ceia foi instituída por Cristo na noite em que foi traído quando disse aos seus, quer quando lhes deu o pão, quer quando lhes deu o cálice: "Fazei isto em memória de mim" (1 Cor. 11:23-25).

Através desta Ceia nós anunciamos a morte de Cristo Jesus, acontecida pelas nossas ofensas, até ele não voltar do céu (cfr. 1 Cor. 11:26). A Ceia do Senhor não é pois a repetição da morte de Cristo, como dizem na sua ignorância os prelados católicos romanos, mas só e exclusivamente o seu anúncio. O sacrifício de Cristo aconteceu uma vez para sempre, como se pode pensar que ele possa ser repetido de alguma maneira? É uma heresia ensinar que através da Ceia do Senhor, em particular quando é partido o pão, o corpo de Cristo é imolado de novo por nós.

 

 

Índice