9. A Bíblia pode ser percebida por todos?


Não, a Bíblia não pode ser percebida por todos aqueles que a lêem porque muitos daqueles que a lêem têm olhos e não vêem, têm ouvidos e não ouvem. Refiro-me aos que estão sobre o caminho da perdição, aos incrédulos conforme está escrito: "Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (2 Cor. 4:3-4). Estes lêem, lêem mas nunca conseguem perceber a mensagem principal da Bíblia; alguns não só lêem a Bíblia como também a estudam, mas também para estes a mensagem principal da Bíblia permanece encoberta. A mente destes é uma mente obtusa, cegada, e para que eles entendam aquilo que lêem é necessário que o Senhor lhes abra o seu entendimento para compreenderem as Escrituras, em suma é necessário que o Senhor lhes faça aquilo que fez aos seus discípulos depois que ressuscitou (cfr. Lucas 24:45). É verdade que nesse caso tratou-se das Escrituras do Antigo Pacto, mas eu me apercebi que a mesma coisa vale para as Escrituras do Novo Pacto. Muitos as lêem mas não as percebem, parece inacreditável mas é assim. O caminho da salvação está claramente indicado mas eles não o vêem. Como os Hebreus ao ler ainda hoje o Antigo Pacto um véu está posto sobre o coração deles  (cfr. 2 Cor. 3:15), assim muitos Hebreus e Gentios ao ler o Novo Pacto não o entendem porque o mesmo véu está posto sobre o coração deles sem ser removido porque é só em Cristo que ele é tirado (cfr. 2 Cor. 3:16), ou seja, este véu é removido do coração do homem só quando ele se converte a Cristo. E não é porventura assim? Eu mesmo comecei a perceber o que lia na Bíblia só depois de me ter convertido a Cristo. E juntamente comigo podem dizer a mesma coisa milhões de outras pessoas. É verdadeiramente assim, se primeiro alguém não se converte a Cristo o que lê na Bíblia não o percebe. Certamente pode perceber que não se deve matar ou roubar, mas a mensagem principal sobre a qual se baseia toda a Bíblia, isto é, a salvação que está em Cristo Jesus permanece uma coisa encoberta. Os homens que lêem o Evangelho sem percebê-lo são como os discípulos do Senhor quando este lhes disse que o Filho do homem estava para ser entregue nas mãos dos homens (cfr. Lucas 9:44), mas eles não percebiam essa palavra que estava para eles encoberta por um véu para que não a compreendessem  (cfr. Lucas 9:45).
Eles lêem João 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (muito claro verdade?), no entanto não o entendem!!! Nada a fazer, há um véu que encobre essas palavras. Mas no momento em que o Senhor lhes abre o entendimento então torna-se claro.

 

 

Índice