1. O que diz a Bíblia a propósito da astrologia?


A Bíblia ensina que a astrologia - isto é, a chamada ciência que pretende predizer o futuro às pessoas através da observação dos planetas e das estrelas - é uma arte divinatória condenada por Deus, de facto a lei - que como diz Paulo é feita para tudo que for contrário à sã doutrina (cfr. 1 Tim. 1: 8-11) - diz: "Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti" (Deut. 18:10-12). Os astrólogos portanto - sendo pessoas que fazem prognósticos e agouram - devem ser considerados indivíduos que fazem algo de abominável aos olhos de Deus.

Os planetas e as estrelas não podem de nenhuma maneira influir na vida do homem, nem bem e nem mal, pelo que é completamente vão e inútil ir consultar aqueles que os observam e estudam as suas várias posições. A obra vã destes indivíduos é claramente testificada pela Escritura nestes termos: "Deixa-te estar com os teus encantamentos, e com a multidão das tuas feitiçarias, em que trabalhaste desde a tua mocidade, a ver se podes tirar proveito, ou se porventura te podes fortalecer. Cansaste-te na multidão dos teus conselhos; levantem-se pois agora os agoureiros dos céus, os que contemplam os astros, os prognosticadores das luas novas, e salvem-te do que há de vir sobre ti. Eis que serão como a pragana, o fogo os queimará; não poderão salvar a sua vida do poder das chamas; não haverá brasas, para se aquentar, nem fogo para se assentar junto dele. Assim serão para contigo aqueles com quem trabalhaste, os teus negociantes desde a tua mocidade; cada qual irá vagueando pelo seu caminho; ninguém te salvará" (Is. 47:12-15). 

Estai pois atentos irmãos, fugi da consulta - mesmo por brincadeira - do horóscopo, trata-se de uma obra do diabo condenada por Deus.

 

 

Índice