1. O que devo fazer para ser salvo?


Deves crer no Senhor Jesus Cristo, em outras palavras deves crer que Ele é o Filho de Deus que morreu sobre a cruz pelos nossos pecados, que foi sepultado e que ao terceiro dia ressuscitou dos mortos aparecendo àqueles que Ele tinha antes escolhido como suas testemunhas, com os quais comeu e bebeu também (cfr. Actos 16:31; 1 Cor. 15:1-11). Por que deves crer estas coisas? Porque assim estabeleceu Deus; este é o caminho da salvação, todo outro caminho da salvação que é pregado é falso.

Sabe pois que só mediante a fé no nome de Jesus Cristo se pode ser salvo: de nenhuma outra maneira. E isto porque ele quando morreu sobre a cruz expiou com o seu sangue a pena dos nossos pecados. De facto, ele mesmo disse, na noite em que foi traído e preso, quando deu o cálice aos seus discípulos: "…isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados" (Mat. 26:28). E o apóstolo Paulo confirma isto quando diz aos Efésios: "Em quem temos a redenção pelo seu sangue…" (Ef. 1:7).

A salvação é pois gratuita conforme está escrito: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef. 2:8). Ela não se obtém por obras, pelo que tu não a podes merecer e nem ganhar fazendo boas obras; e isto "para que ninguém se glorie" (Ef. 2:9) diante de Deus. Se a salvação pudesse ser merecida pelo homem ou ganha por ele com os seus trabalhos e os seus sacrifícios Cristo teria morrido inutilmente, o seu sangue teria sido pois derramado em vão. O seu sacrifício seria um gesto inútil, verdadeiramente inútil.

Se portanto tu queres ser salvo dos teus pecados e da ira de Deus que há de vir, arrepende-te agora dos teus pecados e aceita por fé o sacrifício expiatório feito por Jesus Cristo. No instante te sentirás libertado das cordas do pecado que te têm detido, e saborearás a liberdade que há em Cristo Jesus. Além disso te sentirás logo reconciliado com Deus, de maneira que o furor da ira de Deus será removido de cima de ti, e quando morreres o teu destino não será o inferno mas o paraíso. Agora, agora mesmo, arrepende-te e crê em Cristo Jesus.



Índice