6. O que é e o que representa o batismo na água?


O batismo na água, que nós ministramos aos que creram porque assim ordenou se dever fazer Jesus Cristo com os que recebem a sua palavra (cfr . Mat. 28:19), é "a indagação de uma boa consciência para com Deus" (1 Ped. 3:21). Eis por que naquele que creu no Senhor, no momento em que ouve falar do batismo na água, nasce o forte desejo de fazer-se batizar e pede logo para ser batizado. Lembras-te do eunuco? Lembras-te como depois que o evangelista Filipe lhe falou de Jesus (e obviamente também do batismo na água), quando chegaram durante o caminho a uma certa água, o eunuco pediu para ser batizado? (cfr. Actos 8:26-38) Por que razão fez este pedido senão porque sentiu logo na sua consciência que devia fazer-se batizar para ter uma boa consciência diante de Deus?

Mediante este batismo, o crente testemunha diante de Deus, dos anjos, e dos santos (como também diante do diabo, dos seus demónios e dos seus filhos), ter-se arrependido dos seus pecados e ter crido no Senhor Jesus Cristo, portanto ter obtido a remissão dos seus pecados, ter-se reconciliado com Deus. Em outras palavras, ele anuncia estar morto para o pecado com Cristo, e ter ressuscitado com Cristo em novidade de vida para seguir ele pelo resto da sua vida. Isto, com efeito, é o que indica a imersão na água e a posterior saída da água; Paulo explica isto quando diz aos santos de Roma: "Ou, não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo ressuscitou dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida" (Rom. 6:3-4).

O batismo é uma espécie de sinal exterior testificador do novo nascimento ocorrido no crente. Dito em outras palavras ele é o sinal testificador da justificação recebida pelo crente mediante a sua fé em Cristo. Baseando-nos numa expressão de Paulo por ele usada em relação ao sinal da circuncisão recebido por Abraão que ele definiu "selo da justiça da fé quando estava na incircuncisão" (Rom. 4:11), podemos dizer que o batismo é o sinal que se recebe como selo da justiça da fé quando ainda não se estava batizado na água.



Índice