Prefácio

 

 

Roma, 1998

 

Caros irmãos no Senhor, bem sabendo que também vós vos achais muitas vezes a falar do Evangelho da graça aos Católicos romanos, e bem sabendo que muitos de vós conhecem muito superficialmente as doutrinas católicas romanas (e quase nada da história do papado), e bem sabendo que para alguém se opor eficazmente aos Católicos romanos e demonstrar-lhes os erros aos quais são dados (com a esperança que reconheçam de terem sido enganados e invoquem o Senhor para que tenha piedade deles) é necessário conhecer as suas erradas doutrinas para poder pôr-lhes em frente as Escrituras com que essas doutrinas são confutadas (e naturalmente para fazer isso é preciso conhecer as sagradas Escrituras para usá-las com rectidão na presença deles), decidi escrever este livro contra as heresias da igreja católica romana: um outro livro confutatório portanto que segue o contra o New Age.

A confutação que segue tem pois estes objectivos: fazer conhecer mais aprofundadamente o catolicismo romano àqueles dentre vós que o conhecem apenas superficialmente, demonstrar com as Escrituras que ele não tem nada a ver com o cristianismo sendo uma forma de paganismo camuflado habilmente de cristianismo, e ajudar-vos mediante ela a expor melhor a sã doutrina aos Católicos que a contradizem na sua ignorância. O meu desejo de facto é o de confirmar-vos na guerra que também vós suportais contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo de trevas, e as forças espirituais da maldade que estão nos lugares celestiais, que mantêm escravas do pecado e da mentira, milhões e milhões de Católicos romanos que nada sabem nem entendem, tendo os seus entendimentos cegados pelas trevas. Em outras palavras que vós não fiqueis confundidos diante destes adversários do Evangelho feitos de carne e osso que são manobrados com o seu desconhecimento pelos inimigos espirituais do Evangelho, a saber, o diabo e os seus ministros, mas que com a Palavra de Deus exposta com toda a franqueza destruais todo o vão raciocínio e deiteis abaixo toda a altivez por eles elevada contra o Evangelho. Seja exaltada e defendida a doutrina de Deus e andem de cabeça alta os que a amam, mas seja destruída toda sorte de mentira e superstição e fiquem confundidos corando e não tendo nada que replicar os que as ensinam e praticam. Sempre com a esperança e o vivo desejo que caídos neles mesmos reconhessam a verdade e sejam libertados das mãos de Satanás; e isto para a glória do nosso Deus que é bendito eternamente. Amen.

Como em todos os meus escritos confutatórios, também neste contra a igreja católica romana, primeiro haverá a exposição da doutrina errada a respeito deste ou daquele outro assunto, e depois seguirá a demonstração da falsidade dessa doutrina que representa uma ocasião para expor o são ensinamento da Escritura a respeito desta ou daquela outra coisa. No presente escrito demonstrarei também algumas das falsificações e imposturas perpetradas pela igreja católica romana até hoje, confutarei algumas doutrinas do movimento carismático católico com quem infelizmente alguns irmãos se puseram a colaborar, e o ecumenismo de que hoje se ouve muito falar na igreja católica romana e que infelizmente se arraigou em muitas Igrejas.

Por quanto respeita à parte histórica da igreja católica romana, quis expor principalmente a história do papado que se sabe é a trave portante do catolicismo romano. Esta parte porém se encontra no quarto capítulo, dedicado à confutação do papado, e não no início do livro. Aqui e ali no livro porém há diversas outras referências históricas que dizem respeito duma maneira ou doutra à igreja católica romana (história do purgatório, da confissão, das indulgências, do celibato forçoso, da Inquisição, etc.), pelo que é necessário ligá-las à história do papado, exposta naquele capítulo, colocando-as no período histórico a que se referem.

Espero vivamente no Senhor e rogo a Deus que este escrito contribua para cada vez mais fortificar as vossas mãos na luta que também vós suportais em defesa do Evangelho do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e possa ajudar almas mantidas escravas desta organização religiosa - se por acaso alguma vez chegar às suas mãos - a chegar ao conhecimento da verdade que está em Cristo Jesus, e sair assim das trevas do catolicismo.

 

 

A graça seja convosco

 

 Butindaro Giacinto

 

 

Índice